A saga dos animes da TV para o cinema

Animes e cinema: uma combinação mais que boa!

Se tem uma coisa que um bom nerd curte, pelo menos, é um bom anime. O melhor de tudo é quando ele ganha uma adaptação cinematográfica, contudo nada voltado a live action – há casos que o melhor é apenas esquecer que isso pode ter acontecido com alguns animes.

Tais animações acabam fazendo um sucesso tão estrondoso entre o público, que seus estúdios de produção decidem ir além. Portanto, qual o problema de expandir tais universos aos cinemas, não é mesmo?

Alguns animes que acabam ganhando vida também nas telonas, acabam se consolidando com franquias de sucesso em multiplataformas. Hoje o nosso CartoonMix vai explorar algumas dessas produções, vamos conferir?

Pokémon

A animação baseada no jogo de RPG homônimo fez um estrondoso sucesso com seu lançamento, em 1997. No ano seguinte, o primeiro longa estreou no Japão e em 1999 nos demais países ao redor do mundo.

Pokémon: O Filme foi um verdadeiro fenômeno, arrecadando mundialmente mais de 172 milhões de dólares em bilheteria. O longa é considerado até hoje um dos filmes de anime de maior bilheteria da história. O sucesso também nas telonas foi tão grande, que a famosa franquia rendeu outras 21 continuações no decorrer dos anos.

Em 2019 a animação finalmente ganhou uma adaptação live action, denominada Pokémon: Detetive Pikachu. A atração foi um verdadeiro fenômeno de bilheteria, e no mesmo ano o primeiro filme da franquia ganhou um remake lançado diretamente na Netflix.

Dragon Ball

O primeiro filme da franquia saiu no mesmo ano do lançamento do anime na TV japonesa, em 1986. Dragon Ball já teve ao todo 20 filmes produzidos, no entanto muitos deles saíram a princípio somente em seu país de origem.

Dragon Ball Z: O Filme foi o primeiro longa da franquia a ser lançado nos cinemas em 2000, quando o desenho estava em seu auge por aqui, exibido nas tardes da Band. Entretanto a produção saiu originalmente em dez anos antes, em 1990.

Contudo foi na década de 2010 que as coisas começaram a mudar nos cinemas, quando estavam próximos do lançamento do anime Dragon Ball Super. A Batalha dos Deuses O Renascimento de Freeza ganharam tratamento especial em todo mundo, mas obtiveram baixos desempenhos. Entretanto as coisas mudaram no ano passado, quando saiu Dragon Ball Super: Broly. A saga foi um fenômeno de público e crítica a nível mundial, arrecadando mais de 100 milhões de dólares em bilheteria.

Naruto

Considerados por muitos o principal rival do anime acima, Naruto também coleciona uma grande trajetória nos cinemas. Com 11 filmes produzidos até o momento, a franquia é um dos maiores fenômenos do gênero em seu país de origem.

A maioria das películas lançadas até hoje tiveram arrecadação cada uma de pelo menos 1 bilhão de ienes, a moeda japonesa. Diferente das outras animações, Naruto por sua vez teve seus lançamentos focados exclusivamente por lá, justificando também certo desempenho. Nos demais países a comercialização sempre foi feita posteriormente, já em formato de DVD.

Os Cavaleiros do Zodíaco

Uma das franquias de maior sucesso da história e com uma incrível legião de fãs, Os Cavaleiros do Zodíaco também acabou expandindo sua popularidade às telonas. Contudo as coisas foram muito bem sucedidas além do Japão, principalmente aqui no Brasil.

Ao todo foram seis longas lançados até hoje, sendo o primeiro, intitulado A Lenda dos Defensores de Atena, um verdadeiro fenômeno. No nosso país, por exemplo, o filme foi visto por mais de 1 milhão de telespectadores no ano de seu lançamento por aqui, em 1995.

O último filme da franquia, A Lenda do Santuário, foi lançado em 2014 e teve grandes êxitos principalmente no México, sendo visto por quase 800 mil telespectadores. Já em solos tupiniquins a animações como sempre não fez feio, e foi visto por mais de 500 mil telespectadores.

Yu-Gi-Oh!

A animação fez um estrondoso sucesso a nível mundial no início dos anos 2000, mas ela estreou pra valer no final dos anos 90 pela Toei Animation. Apesar da vida curta no antigo estúdio, Yu-Gi-Oh! chegou a ter um filme de apenas 30 minutos que estreou nos cinemas do Japão em 1999.

Com sua ida ao Studio Gallop, o sucesso foi estrondoso e inevitável. Com isso, o anime ganhou em sua nova casa três outros filmes. Yu-Gi-Oh! O Filme: Pirâmide da Luz arrecadou mais de 29 milhões de dólares mundialmente, índices razoáveis até mesmo para seu nicho.

Sua continuação, intitulada Yu-Gi-Oh! Vínculos Além do Tempo, foi um verdadeiro fracasso. O longa arrecadou apenas cerca de 2 milhões de dólares, e em muitos países mal foi lançado nos cinemas. Aqui no Brasil, por exemplo, a produção estreou direto no streaming em 2013, três anos depois de sua estreia original.

 

E você, gosta de alguma dessas animações? Deixe nos comentários e, além disso, continue acompanhando as novidades do mundo dos filmes aqui no Mix de Filmes.

Igualmente, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *