
Esse sim é um retorno digno de Michael Myers com Halloween H20
Depois daquele que é, sem sombra alguma de dúvida, o ponto mais baixo de toda a franquia, o famigerado Halloween 6. O nosso assassino favorito volta neste capítulo que celebra 20 anos do lançamento do primeiro filme – Halloween H20: 20 anos depois.
Mas não é só Myers que retorna, a maravilhosa Jamie Lee Curtis, retorna ao papel que a consagrou: Laurie Stroode. Houve ainda a tentativa de trazer de volta a franquia um outro nome importantíssimo, o primeiro diretor John Carpenter. Mas, e como vocês já sabem, a pré-produção dos filmes de Halloween é sempre um barraco, Carpenter não aceitou a proposta inicial de 10 milhões de dólares (pouca coisa, né?). Para dirigir o filme e condicionou a direção de H20, a um contrato para outros 3 filmes com a Dimesion Films. obviamente, a barganha não foi aceita e o diretor não teve envolvimento no projeto.
As voltas com o roteiro
Antes de tudo é bom citar, que H20 é o primeiro filme que muda o cânone da franquia, sendo uma sequencia direta do segundo filme e ignorando os filmes 4-6(graças a Deus). O roteiro, como sempre, foi escrito e reescrito. Na ideia original, o filme se chamaria: Halloween 7 – A Vingança de Laurie Strode e seria uma sequencia oficial do sexto capítulo. Depois de muitas idas e vindas e polimentos de Kevin Williamson (produtor de Scream), mas que nunca foi creditado no filme, se optou por seguir a história que vemos na tela.
Assim, vamos a uma breve sinopse: Duas décadas depois de sobreviver a um massacre, Laurie ainda é alvo de Michael Myers. Ela agora mora na Califórnia sob uma identidade falsa, mas Myers descobre seu paradeiro. Outro Halloween se aproxima, e Laurie sabe que corre perigo.
Porque é bom?
Primeiro por apagar toda aquela pataquada que foi inserida no quinto e “desenvolvida” (se é que podemos chamar assim) no sexta filme, de culto e origem ao Michael Myers. Segundo, porque traz a estonteante Jamie Lee Curtis de volta a franquia onde ela comprova que o tempo só a faz bem. O domínio de tela que ela tem aqui é absurdo e a forma como ela retrata a maturidade da sua Laurie é muito incrível. E por último, por trazer o nosso assassino favorito de volta, dessa vez do jeito que a gente gosta, matando a todos e sem explicação nenhuma.
Outra coisa bastante positiva é a mudança de ares para a franquia que esse filme representa. Nele, saímos da já malfadada Haddonfield e partimos para a outra cidade onde Laurie vive escondida. Como Myers a achou? Como ele chegou lá? Nada disso é respondido, bem daquele jeitinho que a gente gosta.
O que não funciona tão bem?
H20 não é memorável, pelo menos não como deveria, sendo que ele representa a comemoração de 20 anos da franquia. O roteiro em si é muito básico, já que ele se apoia muito no retorno da Jamie Lee Curtis como novidade e não se preocupa em ter uma trama mais encorpada. Há algo de errado nisso? Não necessariamente. É inegável que é um retorno digno ao Michael, principalmente se comparado aos dois filmes anteriores. Mas, ainda assim, não há como criar expectativas e se frustrar um pouco ao perceber que o filme é somente “OK”.
O elenco é todo muito básico, tirando claro a Jamie que eu já falei acima. Negativamente, o que chama a atenção é o desempenho do Josh Hartnett com filho da Jamie. Não que ele cena a pior performance do filme, mas dado a importância do seu personagem para a história, ele deixa a desejar. As vezes é algo que compromete o nosso envolvimento com a narrativa, porque, as vezes, eu me vi torcendo pela morte do personagem. OK, entendo que o roteiro tem muita culpa nisso também, mas a atuação cansada do ator não ajudou.
Conclusão
Halloween H20, não possui, e nem teria como possuir, o charme dos dois primeiros filmes. Ainda assim, considerando os filmes anteriores e que estamos falando do sétimo filme de uma franquia de 20 anos ele funciona. O filme é muito competente na sua missão de reviver a franquia e merecia uma bilheteria melhor daquela que conseguiu. Se você chegou até aqui, H20 será uma boa pedida!
Gostou do artigo? Deixe seus comentários aqui no Mix de Filmes.