Jurassic Park retorna à Globo após anos: um clássico a ser revivido

  • By Anderson
  • 18 de julho de 2020
  • 1
  • 135 Views
Parque dos Dinossauros Globo

Primeira exibição de Parque dos Dinossauros na Globo fez história

A nossa coluna “Na época do VHS” de hoje embarca em uma jornada diferente, ao relembrar do filme Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros. Isso porque, em 2020, o filme está retornando à Rede Globo, para uma nova exibição, mais de uma após a última.

No entanto, essa exibição me traz uma nostalgia incrível. É muito vivo em minha memória a primeira vez que o filme foi transmitido na Rede Globo, em uma Tela Quente especial de fim de ano, em 1997. A chamada, já anunciava “A Maior Bilheteria da História do Cinema” (Titanic estrearia nos cinemas uma semana depois) e isso, certamente, foi um grande chamariz para o público conferir. Além disso, a emissora conseguiu produzir uma dublagem própria, da Herbert Richards, que se tornou rara.

Sem dúvidas, no dia seguinte, as pessoas comentaram sobre Jurassic Park. Essa era uma época que grande parte da população não tinha acesso ao cinema, muito menos dinheiro para ficar alugando filmes no final de semana em uma locadora. Assim, as exibições na TV era a porta de acesso pro grande público aos longas metragem. Graças à essas exibições, eu conheci clássicos – incluindo Jurassic Park.

Aliás, apenas terminando esse momento nostalgia de exibições, me lembro que no dia seguinte, uma loja de eletrônicos que tinha embaixo da casa dos meus pais onde eu morava tinha gravado a exibição em VHS, e a galera que não tinha conseguido assistir ao filme parou ali em frente para ver. Em pouco tempo, um grupo de gente estava ali, em pé, assistindo ao filme. Isso foi os anos 1990.

Parque dos Dinossauros

Nessa época, Jurassic Park era apenas o Parque dos Dinossauros, e toda vez que ouvia esse nome eu imaginava mil aventuras. E mesmo com todo o acidente que o filme mostra, era impossível não desejar viver tudo aquilo. Acredito que parte dessa magia se deve ao legado que Steven Spielberg tentou construir com o filme – e que conseguiu.

O realismo, somado ao pioneirismo dos efeitos visuais, trouxe ao filme algo que o fará nunca sair de moda. Mesmo após quase 30 anos, o filme segue encantando e o melhor: não envelheceu.

História inesquecível

A trama é inspirada em um livro do autor Michael Crichton, que também escreveu o livro Westworld – e que inspira a série da HBO atualmente. Mas acredito que parte do charme que fez o filme um sucesso vem mesmo da visão de Steven Spielberg.

No longa, um parque temático com dinossauros vivos, que foram feitos através da reconstrução de DNA com uma nova tecnologia de ponta, está prestes a abrir. Mas para isso, ele precisa do aval de peritos, e é quando o dono busca a opinião de paleontologistas, botânicos e cientistas para o empreendimento.

Junto deste “passeio teste”, o dono convoca o principal público alvo, as crianças. Assim, seus netos vão juntos nessa viagem. Mas o que parecia ser mágico começa a dar errado quando um furacão ameaça destruir a ilha, desativando a energia e fazendo com que os animais sejam soltos.

O filme junta aventura, suspense, e até coloca umas cenas que, para minha idade na época, me deixavam com medo. Mas mesmo assim, eu ficava vidrado em cada exibição que Jurassic Park tinha na TV. Como eu era muito pequeno na época do lançamento, eu não pude conferir a exibição original nos cinemas, mas consegui rever o longa na tela grande em uma reexibição comemorativa. Assim, pude ter certeza da dimensão que Jurassic Park alcançou em 1993, e que o fez se tornar, por quase cinco anos, “a maior bilheteria da história do cinema”.

E o VHS?

Eu não podia encerrar essa coluna, que fala da época do VHS, sem comentar sobre o mais ostensivo item que um colecionador poderia ter: o VHS com a capa de rocha de dinossauro, que saiu no Brasil em uma edição bastante limitada. Esse é um item que guardo com muito carinho na minha coleção pessoal, e que me faz voltar ao passado cada vez que o vejo.

SOMOS TODOS NERDS: JURASSIC PARK
VHS em edição de colecionador para Parque dos Dinossauros. Imagem: Divulgação.

 

Parque dos Dinossauros, sem dúvidas, é um clássico que merece ser revisto sempre. Um filme mágico, que nos faz desligar dos problemas por duas horas, e voltar a uma infância de ouro.

E você, que lembranças tem do filme? Deixe nos comentários e, além disso, continue acompanhando as novidades do mundo dos filmes aqui no Mix de Filmes.

Igualmente, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

 

Parque dos Dinossauros será exibido neste sábado (18), na Sessão de Sábado, logo após o Jornal Hoje. Não dá para perder.

Nota

1 comment on “Jurassic Park retorna à Globo após anos: um clássico a ser revivido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *