Maurício de Sousa: O impacto sobre o cinema nacional

Como Maurício de Souza influenciou o cinema nacional?

Para quem cresceu entre a década de 80 e os anos 2000, sabe muito bem a influência que a turminha do bairro do Limoeiro teve sobre suas vidas. O processo de animações brasileiras se iniciou logo nos anos 20, com alguns curtas-metragens em uma época que cinema e televisão no Brasil eram extremamente restritos a classes. Os anos se passam e começam a aparecer longas na década de 50. As produções utilizavam de toda a diversidade folclórica brasileira a seu favor para entreter e informar dos mais pequenos aos mais curiosos. As produções a cores chegaram e com elas, Maurício de Sousa começava a aparecer.

Quando tudo começou!!

Ainda em 1976, o cartunista trouxe sua turminha para as telas. Em um formato colorido e animado, “O Natal da Turma da Mônica” se tornou o primeiro curta realizado para televisão e concluído com sucesso no Brasil. Nessa época, a turminha já tinha seus bons dez a doze anos de quadrinhos. Por mais que essa transferência de mídia impressa a visual não deva ter sido simples, o sucesso foi garantido. A criança que um dia utilizada de seus pensamentos para dar voz a Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali, agora pode ouvir realmente quem são seus ídolos.

Os anos se passam e os recursos audiovisuais se intensificam. Maurício começava a aparecer ao lado de suas criações nas produções, em uma espécie de “live-action animado”. Assim como nos gibis, as produções de longas e médias traziam diversos curtas-metragens. A história era contada e logo em seguida já se iniciava outra, como se estivéssemos lendo uma revista em quadrinhos. Maurício se consolida bem nas telonas assim como já fazia nas páginas e sua produtora só cresce com isso.

O impacto social de suas produções!!

A Turma da Mônica nunca inventou mas sempre se reinventou. Todas as produções tinham sua forma de trazer além de diversão, informação. No meio de um processo de globalização, com surra de informações trazidas pela Disney às crianças, Maurício sempre teve seu espaço e não se amedrontava. Por mais que amemos os grandes clássicos do ratinho americano, o peito fala mais alto na hora de defender nossa turminha tão querida. Em algumas entrevistas, o próprio autor já disse que algumas vezes se deixou levar pelo “American Way of Life” em suas produções, todavia, sabemos o valor que ele dá a cultura brasileira.

A turminha cresceu e fomos vendo toda uma evolução nas histórias para com a sociedade. Maurício nunca deixou de trabalhar questões de inclusão nos seus personagens e com a chegada dos anos 2000 isso se intensificou. As crianças começaram a se sentir cada vez mais representadas pelos seus personagens. Nas telonas, o novo milénio trouxe para nós o Cine-Gibi. O formato de longa-metragem repleto de curtas vem sendo sequência praticamente anual e sempre traz novas e divertidas histórias. O processo de criação e imaginação nunca perde sua qualidade quando nos tratamos da Turma da Mônica.

Os novos tempos…

Assim como seus leitores, a turminha cresceu. Deixou pra trás certa inocência da infância e começou a lidar com problemas de “gente grande”. Claro que a magia e diversão não se perdeu um instante, contudo, o público-alvo agora é outro. As produções da Turma da Mônica Jovem para as telonas ainda não saíram do papel, contudo, Maurício trouxe mais um incrível projeto para o ano de 2019.

O Turma da Mônica: Laços, primeiro live-action da produtora, chega aos cinemas de todo o Brasil, rendendo uma bilheteria de quase R$ 47 milhões e trazendo a turminha cada vez mais próximo dos fãs. Os pais que cresceram com a Turma da Mônica, agora levam seus filhos ao cinema com dois intuitos. Passar todo o aprendizado gerado pela turminha às novas gerações e reacender a chama nostálgica de suas tardes com seus gibis.

Ao Maurício, um imenso prazer em poder crescer com toda sua turminha e um agradecimento de quem sabe o quanto ela fez parte da minha criação e formação. Aos fãs, não deixem de conferir as novas produções, tanto do nosso cartunista famoso quanto do Mix de Filmes, que está recheado de novidades. Igualmente, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Um grande abraço e até a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *