Mulan, a princesa fora dos padrões

mulan

Mulan e sua história além da curva

No final dos anos 90, mais precisamente em 1998, a Disney ousou em sair da sua zona de conforto com Mulan. O estúdio decidiu inovar com sua nova princesa, saindo de mocinhas indefesas que sofrem nas mãos de uma impiedosa vilã.

A animação teve sua história inspirada na lenda chinesa de Hua Mulan, mostrando a invasão do Hunos à China, na época da Dinastia do Wei do Norte. Quando isso acontece, o imperador chinês exige que um homem de cada família se junte a seu exército. Tal recrutamento ocorreu com a finalidade de deter a ameaça.

É a partir disso então que a história de Mulan começa a se desenvolver. Já que seu pai é o único homem da família e que possui tais habilidades militares. Por conta disso, a jovem fica preocupada, pois ele já é uma pessoa de idade e com a saúde enfraquecida.

O empoderamento

A protagonista decide se alistar no lugar do pai, se passando então por homem. Fugindo dos padrões, vimos uma personagem empoderada, mesmo que vivendo numa época extremamente machista.

Ao meu ver esse foi um dos pontos mais que positivos por parte da Disney, por abordar esse tema no meio de uma animação. Isso foi demais, principalmente numa época onde questões de empoderamento nem eram tão explorados como nos dias de hoje.

Se isso foi um choque para a época? Claro que sim, no entanto Mulan tornou-se referência de heroína para muitas garotas na época, hoje mulheres donas de si.

Um dos momentos mais icônicos da versão animada do longa é, sem dúvida alguma, quando a jovem corta o próprio cabelo, para poder então se apresentar ao exército como homem. Essa cena, ao meu ver, é algo totalmente inesquecível.

Um conto de fadas diferente

Apesar de adotar certas camadas mais adultas, a animação de Mulan não fugiu de seu propósito como desenho. Ou seja, é claro que não deixaria o público infantil desamparado. O conto de fadas estava sim presente, como qualquer produção do gênero com protagonistas princesas da Disney.

Paralelo em mostrar-se uma verdadeira guerreira para salvar sua nação, a personagem também passou por dilemas. Primeiramente foram questionamentos sobre a importante decisão que tomou, como forma de proteger seu pai.

Contudo, o clássico dos contos apareceu, mesmo de forma diferente. No decorrer da história, Mulan acaba se encantando por seu treinador, o mestre Li Shang. Como ela se passava por homem, não podia demonstrar seus sentimentos, o que a fez questionar-se cada vez mais sobre suas decisões.

Humor e leveza

Mesmo com a temática de guerra e conflito, o filme não deixou também de lado seus momentos cômicos. Esses, por sua vez, foram explorados na dose certa.

Ao sair de casa, para se alistar no lugar de seu pai, isso causou desespero em sua família. A avó de Mulan reza para os antepassados ​​da família, zelando sua segurança. Nesse momento então aparece Mushu, um pequeno dragão e ex-guardião desonrado que, acidentalmente, destrói o grande dragão de pedra, que serviria então para proteger a jovem.

Entretanto Mushu, ao seu modo, decide proteger a protagonista. Inclusive, Eddie Murphy dublou o personagem.

Desempenho 

Mulan foi um verdadeiro sucesso de público e crítica. O longa arrecadou mundialmente mais de 300 milhões de dólares, se tornando a sétima maior bilheteria de 1998.

Além disso, a animação também fez sucesso com sua trilha sonora. Por conta disso, a produção chegou a ser nomeada em premiações como Oscar, Globo de Ouro e Grammy.

Continuação e live action

O sucesso de Mulan rendeu uma continuação, lançada em 2004. Entretanto a história foi lançada diretamente em vídeo, portanto não chegando às telonas.

Na próxima sexta-feira, após alguns adiamentos, a versão live action finalmente está chegando. Essa por sua vez virá através da plataforma Disney+, que chega ao Brasil em novembro.

 

E você, gosta da história?  Deixe nos comentários e, além disso, continue acompanhando as novidades do mundo dos filmes aqui no Mix de Filmes.

Igualmente, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *