Titanic: 10 frases inesquecíveis do clássico

Titanic

Titanic é um dos maiores sucessos do cinema. Assim como outros poucos títulos, o longa de James Cameron é daqueles casos em que há sucesso absoluto de público, crítica e prêmios.

Vencedor de 11 Oscar e por muitos anos o campeão de bilheteria de todos os tempos, Titanic tem uma porção de cenas inesquecíveis, mas as linhas de diálogo não ficam longe. Aqui, você confere 10 frases que tornam essa obra-prima ainda mais marcante e emocionante.

10 – “Rose, you’re no picnic. You’re a spoiled little brat, even.”

O romance de Jack e Rose funciona, entre outros motivos, pela crueza e sinceridade com que se desenvolve. Mesmo que o filme seja um épico romântico com boa dose de pieguice, Jack enxerga e entende Rose como ninguém naquele imenso navio consegue.

Como um forasteiro, ele vê todos os ricos do Titanic como mimados, e ele não está errado sobre Rose. Ainda assim, ele ama a moça, e ela o ama, mesmo com a sinceridade cortando e contando verdades.

9 – “That fire that I love about you, Rose, that fire is gonna burn out.”

Ainda que se sinta segura e ande de queixo empinado, Rose certamente não está feliz.

Jack pode ver além dessa fachada. Quando está com ela, ela fala alto, dança e tem fortes convicções. O rapaz alerta: caso ela venha a aceitar a vida que tem pelo resto dos seus dias, vai acabar prisioneira do próprio estilo de vida.

8 – “I’ll never let go, Jack”

Uma das linhas mais memoráveis vem nos momentos finais do casal. Sobre uma porta que boia no mar, os amantes seguram as mãos. O navio já se partiu ao meio e está no fundo do oceano. Os sobreviventes estão esperando para que alguém chegue para resgatá-los.

Rose começa a se despedir, mas Jack insiste que eles ainda não estão terminados. Logo depois, ele começa a se despedir, pois vê que não há saída para sua condição. O rapaz faz ela prometer que jamais irá esquecer da promessa: nunca deixar a chama apagar.

7 – “I’s rather be his whore than your wife”

Alguns pode pensar que Rose é imprudente por abandoner o casamento com Cal, mas o fato é que ela escolhe Jack. Ela prefere sua simplicidade e pobreza do que a rudez e o dinheiro sem vida do noivo.

Rose passou tanto tempo pensando no futuro que, por algum tempo, quer focar no presente, com alguém que ela realmente gosta. Sua relação com Jack não a torna submissa ao novo namorado, mas independente e forte o suficiente para lutar contra um relacionamento abusivo e uma família tóxica.

6 – “It was the ship of dreams”

Uma história não existe sem um cenário, e o Titanic é a locação perfeita. Antes da audiência conhecer os personagens, ela precisa ouvir sobre eles e ver o navio em toda a sua glória.

O capitão e todos abordo estavam desolados ao ver o navio afundando, mas mais do que isso, o Titanic era uma promessa de esperança, segurança e inovação. Quando Rose está mais velha, ela insiste que para entender o escopo da história, é preciso entender o que o Titanic simbolizava.

5 – “You have a gift, Jack. You see people”

Rose ama a arte, e isso é latente desde o instante em que conhecemos a personagem, quando começa a organizar peças de arte que trouxe consigo para o barco onde irá contar sua história.

Ela fica encantada quando descobre que o novo interesse romântico é um artista, e ela sabe que ele tem um dom. Ele diz que enxerga ela, também, e que sabe que ela não pularia.

4 – “I saw my whole life as if I’s already lived it”

A visão de Rose sobre seu futuro era assustadora e sem esperanças. Elas estava presa em um casamento que não desejava e com uma família que não se importava com o que ela sentia ou queria.

3 – “When you got nothing, you got nothing to lose”

Jack Dawson entra no navio por sorte – ou ironia do destino. Ele ganha a passagem em um jogo de cartas, o que, segundo ele, foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida, mesmo que o final não tenha sido tão positivo.

De todo modo, a falta de riqueza de Jack significa que ele pode viver a vida do jeito que quiser. Ele sempre vive no momento, que é o que Rose quer desesperadamente, e é por isso que ele é tão apaixonada por ele.

2 – “You jump, I jump”

Jovens e imprudentes, Jack e Rose estão dispostos a largar tudo um pelo outro, mesmo que não se conheçam há muito tempo. Do momento em que se veem a primeira vez, eles sentem uma poderosa conexão.

Logo no primeiro encontro, Jack diz que, caso Rose pule do navio, ele pula também. Perto do final do filme, Rose pula de um dos botes salva-vidas para poder voltar e ficar com Jack. Ele pergunta porque ela fez isso: a resposta estava lá desde o princípio.

1 – “I figure life’s a gift and I don’t intend on wasting it”

Apesar do baixo padrão de vida, Jack tinha bastante sabedoria para dividir. Quando ele vai para o jantar com a família de Rose, ele explica sua filosofia.

“Você não sabe a mão que virá em seguida. Você aprende a encarar a vida do jeito que ela vem para você, para fazer cada dia valer a pena”. A família fica surpresa ao ver que o jovem está feliz do jeito que está, com tão pouco, mas ele já tem tudo que precisa. “Eu amo acordar pela manhã sem saber o que vai acontecer, ou que eu vou conhecer ou onde o vento vai me levar”.

 

*Este post é uma tradução de um artigo do site Screen Rant. Algumas pequenas alterações foram feitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *