Trilha Mix: as músicas de Mulan (1998/2020)

trilha mix mulan

Trilha Mix: a mais nova coluna do Mix de Filmes

Sim, meus amigos, o Mix de Filmes tem o prazer de apresentar sua mais nova coluna, o Trilha Mix. Todas as quartas-feiras teremos um encontro marcado, com o melhor das trilhas sonoras do cinema.

Primeiramente para a estreia desse novo sucesso do site, nada melhor do que explorar a trilha de uma das animações de grande sucesso da Disney. Estou falando de Mulan, lançada em 1998 e que na próxima sexta terá finalmente a estreia de seu live action, através do Disney+.

A trilha de Mulan

A trilha sonora foi lançada pela Walt Disney Records, em junho de 1998. A produção, assinada por Jerry Goldsmith e Matthew Wilder, conta com doze faixas ao todo. Essas inclusive têm como intérpretes nomes como 98 Degrees, Stevie Wonder e Christina Aguilera.

O álbum vendeu cerca de 500 mil cópias nos Estados Unidos e chegou à posição de número 24 na Billboard. Com o sucesso da trilha sonora, a Disney lançou uma nova versão apenas de instrumental, que no entanto serviu como edição de colecionador.

Reflection e seu impacto

Uma das canções que fez um sucesso estrondoso foi “Reflection”. A mesma foi cantada no longa por Lea Salonga, que dublou Mulan no longa. Entretanto a faixa ganhou várias outras versões, em diferentes idiomas.

A faixa fala sobre aceitação, contendo uma letra bastante poderosa. Contudo, um dos destaques foi a versão em inglês, no entanto canta por Christina Aguilera. Na época ainda pouco conhecida na mídia, se destacou por seus vocais impecáveis. Por conta disso, sua versão rendeu a ela um contrato com uma grande gravadora, a qual lhe transformou na pop star mundial que é até os dias de hoje.

Além disso, “Reflection” ganhou três versões em espanhol, uma delas cantada pela própria Aguilera, inclusive presente na versão americana da trilha. Em contrapartida há também na voz da cantora espanhola Malú, distribuída na Europa e por fim da estrela mexicana Lucero, essa por sua vez na América Latina.

No Brasil “Reflection” ganhou uma versão em português, contudo na voz de Sandy. A mesma ganhou o nome de “Imagem”.

Em relação a cantora, junto com seu irmão ela cantou também para a versão brasileira a faixa “Seu Coração”. Essa por sua vez é uma adaptação para “True To Your Heart”, originalmente cantada por 98 Degrees e Stevie Wonder.

Premiações

A trilha sonora de Mulan fez um sucesso tão grande, que o material foi indicado às principais premiações de música e cinema, tais como Oscar, Globo de Ouro e Grammy. Contudo, apesar de tal reconhecimento, nenhuma estatueta para a parte musical foi adquirida, infelizmente.

No prêmio da Academia, por exemplo, a trilha perdeu para Shakespeare Apaixonado.

Live action

Com o live action enfim com sua estreia confirmada, a expectativa por parte da trilha sonora vem sendo a maior possível. O material contará ao todo com 21 faixas, entre elas uma nova versão de “Reflection”, uma em mandarim e outra em inglês, mais uma vez na voz de Christina Aguilera. Falando na música, a mesma veio a público na última sexta-feira, assim como seu videoclipe.

O destaque fica por conta do tom mais sóbrio e adulto, comparado à versão de 1998. Além disso, Aguilera impressiona com um alcance vocal surpreendente.

Fora “Reflection”, a cantora também é responsável pela inédita “Loyal Brave True”, assim como “El Mejor Guerrero”, sua versão em espanhol. A faixa em questão também tem letra em português, a qual novamente conta com a presença Sandy no projeto, levando o nome de “Lealdade Coragem Verdade”.

Portanto fiquem atentos, pois a trilha sonora completa do live action será lançada nessa sexta-feira, assim como o filme. Vamos aguardar por mais indicações de prêmios? Eu aqui do Mix de Filmes sinceramente acredito que sim!

 

E você, o que achou da nossa matéria? Deixe nos comentários e, além disso, continue acompanhando as novidades do mundo dos filmes aqui no Mix de Filmes.

Igualmente, nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *